Segurança residencial: saiba como evitar roubos e furtos

Nossa casa é o ambiente onde deveríamos nos sentir mais seguros. É lá onde muitas vezes passamos boa parte de nosso tempo e recebemos visitas de familiares e amigos. Considerando os desafios das grandes cidades, não à toa o tema segurança residencial tem ganhado mais relevância para a maioria dos brasileiros.

Na atualidade, podemos contar com uma vasta gama de recursos tecnológicos para proteger residências e condomínios. Quando atitudes preventivas se somam a tais recursos surge a receita ideal contra invasores. Conheça a seguir alguns dos principais equipamentos de segurança residencial e saiba se você está preparado para evitar roubos e furtos.

Câmeras e Circuito fechado de TV (CFTV)

Geralmente, posicionadas na entrada da casa, as câmeras são muito eficientes quando o assunto é segurança, desde que o morador esteja atento às imagens. As mais modernas possibilitam conexões com smartphones, computadores e outros aparelhos, viabilizando o monitoramento remoto em tempo real.

Esse acompanhamento também pode ser feito por uma central de monitoramento local ou remota.

Alarmes

Posicionados em pontos estratégicos e ligados por diferentes dispositivos de movimento e sensores de presença, os alarmes alertam sobre tentativas de invasão, ajudando a prevenir roubos, furtos e atos de vandalismo.

Ligados a centrais monitoradas 24 horas por dia os alarmes são excelentes equipamentos de segurança. Além disso, sua manutenção e instalação são bastante simples.

 

SEGURANÇA PATRIMONIAL

 

Cercas elétricas

Instaladas nos muros das propriedades, as cercas elétricas e seus avisos desencorajam os infratores contribuindo assim para a segurança da residência.

Sua descarga elétrica pode ser instalada junto a uma central de alarme, possibilitando uma comunicação rápida em caso de rompimentos dos fios para que o necessário seja feito, garantindo a segurança dos moradores.

Equipamento De Controle de acessos

Ideal para moradores de condomínios ou casas individuais, esses equipamentos controlam os acessos às diversas áreas de um condomínio ou residência.  Pode ser instalado em diferentes partes da casa, prevenindo a entrada de pessoas não autorizadas. Também pode controlar e restringir o acesso a determinadas áreas.

Tais dispositivos tecnológicos são fundamentais para garantir a segurança de seus familiares. Catracas, cancelas, fechaduras com reconhecimento facial e leitura biométrica estão entre eles.

 

SEGURANÇA ELETRÔNICA

 

Elementos Construtivos e de Decoração como Métodos preventivos

Além dos recursos tecnológicos, existem algumas estratégias que otimizam os resultados do sistema de segurança.

Algumas residências podem ser alvos mais fáceis para se cometer qualquer tipo de crime. Assim, é preciso considerar a estética da sua casa como elemento que pode chamar mais ou menos atenção de bandidos.

As cortinas podem ajudar a revelar ou esconder o interior da casa. À noite com as luzes acessas pode ser possível ver a movimentação, contribuindo para furtos e roubos.

Luzes também podem ser uma boa forma de preservar sua segurança. A má iluminação da residência pode ser um convite para os infratores. Invista em focos de luz, distribuindo-os em pontos estratégicos entorno de sua propriedade.

Nas entradas o ideal são luzes direcionadas da cor branca e, se possível, de alta intensidade. Isso faz com que seja mais fácil a visualização do ambiente de dentro para fora, e vice-versa.

Além das câmeras de monitoramento e o sistema de alarme e os sensores de movimento, muros e portões também são pontos que devem ser considerados para melhorar a segurança da sua residência.

Nesses casos é desejável construir muros altos para que não possa ser escalado. Os portões vazados, mesmo que altos, também podem ser um erro, já que facilitam o encaixe dos pés.

Árvores, lixeiras, esculturas, etc., devem estar posicionadas de forma a não servir como apoio para que pessoas mal intencionadas possam pular muros ou portões.

O paisagismo deve ser projetado de forma que as plantas não sirvam de esconderijo, além disso elas não devem prejudicar a visõ de dentro para fora do imóvel.

 

SEGURANÇA PESSOAL

 

Sons, também podem ser uma tática para espantar os invasores. Músicas e barulho da TV ligada podem subentender que haja alguém na casa. Isso faz com que o ladrão repense antes de entrar em sua residência.

A segurança residencial é um assunto que vem se tornando prioridade no cotidiano das pessoas. Com o índice de criminalidade nas alturas, se proteger se tornou um hábito. Proteja-se e evite o desconforto de passar por um furto e roubo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *