Segurança patrimonial: saiba como prevenir saques e roubos a estabelecimentos

A pandemia do COVID-19 trouxe novos desafios também para donos de micro e pequenas empresas. Além da queda no faturamento resultante do isolamento social, os empreendedores precisam redobrar a atenção quanto à segurança de seu patrimônio, sendo essencial aprender como prevenir saques e roubos a seus estabelecimentos.

A preocupação com a Segurança patrimonial é um cuidado que precisa ser considerado não somente pelas empresas de grande porte, como também pelos micro e pequenos.

O conjunto de estratégias e atividades planejadas com objetivo de prevenir ou minimizar furtos, roubos e perdas patrimoniais contribui para proteção de bens materiais como veículos, estoques, instalações, equipamentos, construções, bem como recursos humanos, representados por seus funcionários.

Assim, quando o assunto é proteção de patrimônio, é importante pensar além da saúde financeira da empresa. Nesse sentido, ao contrário do mercado financeiro, não há espaço para exposição a riscos. Muito pelo contrário: é preciso identificar e mitigar ao máximo todos os fatores que facilitam a incidência de sinistros.

Se prevenir é o melhor caminho, conheça a seguir seis elementos que podem deixar um estabelecimento mais vulnerável a roubos e saques:

  • Layout inadequado;
  • Ausência de vigilante;
  • Falta de equipamentos de segurança como CFTV, alarme e monitoramento;
  • Relacionamento fraco ou ausente com a segurança pública e grupo de bairro, como CONSEG por exemplo;
  • Armazenamento de valores sem cofre;
  • Falta de equipe de prevenção de perdas.

Se você notou deficiência em ao menos três dos seis elementos acima saiba que seu empreendimento pode estar em sério risco. Neste caso, um planejamento de segurança patrimonial deve ser desenhado de acordo com as características do seu estabelecimento.

Contratar um consultor para fazer o dimensionamento correto dos recursos para proteção do patrimônio, tais como instalação de equipamentos, seleção de equipe de prevenção de perdas, monitoramento, sensores, alarmes e iluminação, é o mais indicado.

FALE COM A CADIZ

Como prevenir roubos e saques

Como vimos, o planejamento da segurança patrimonial é essencial para prevenir roubos e saques a estabelecimentos. Sua estratégia e composição podem variar de acordo com as necessidades da empresa, sendo o especialista em segurança o profissional plenamente capacitado para identificar as vulnerabilidades e antecipar-se aos fatores de risco. Um dos critérios essenciais observados nessa análise é a localização.

Estabelecimentos localizados em conjuntos comerciais ou shoppings, por exemplo, merecem um planejamento de prevenção de sinistros diferente do exigido por um estabelecimento de rua. Tipo de negócio, bairro, dias e horários de funcionamento também são fatores básicos a serem considerados para prevenção a roubos e furtos.

Confira a seguir alguns cuidados recomendados para donos de pequenos estabelecimentos de rua protegerem seu patrimônio:

  • Escolha um local adequado (com nível de risco razoável);
  • Mantenha contato com a segurança pública e grupos de bairro;
  • Faça seu projeto de segurança com profissional certificado;
  • Instale equipamentos de segurança eletrônica, tais como CFTV, cercas, sistema de alarme;
  • Conte com suporte de equipe de segurança formada por profissionais habilitados e empresa credenciada à Polícia Federal;
  • Invista na iluminação interna e externa;
  • Treine os empregados da loja para perceber riscos e solicitar ajuda dos vigilantes e da polícia.

Esperamos ter lhe ajudado a refletir sobre a segurança do seu patrimônio.

Se precisar de ajuda, conte com os profissionais altamente capacitados da Cadiz para o desenvolvimento de um planejamento estratégico para segurança patrimonial.

Atuamos também com segurança pessoal e eletrônica. Entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *