Como limpar o ar condicionado

Saiba como limpar o ar condicionado e evite doenças

O ar condicionado se tornou um item primordial nos escritórios, residências e comércios. Nas estações mais quentes é ele que deixa o ambiente fresco e agradável para receber as visitas e manter o conforto dos funcionários.

A manutenção regular desse aparelho é essencial não somente para conservar a temperatura ideal como também para evitar a proliferação de doenças. Por isto, neste post vamos tratar sobre como limpar o ar condicionado.

FUNCIONAMENTO DO AR CONDICIONADO

Seu funcionamento é tão simples quanto eficaz: captação do ar externo e refrigeração do ar interno. Indispensável nos dias de calor, o uso constante desse aparelho exige limpeza regular do filtro que, com o acúmulo de resíduos, pode ter a saída de ar obstruída, com comprometimento de seu funcionamento.

Considerado por muitos um investimento caro, antigamente o ar condicionado era instalado apenas em comércios e indústrias. Com as mudanças climáticas as vendas aumentaram e seu uso se tornou frequente também em muitas residências.

Nas estações mais frias, seu uso não é constante, o que leva muita gente a acreditar que sua limpeza e manutenção é necessária apenas quando o aparelho está em uso ou ao apresentar problema de funcionamento. Isso é um erro que pode ocasionar em doenças respiratórias geradas por fungos e bactérias.

 

TIPOS DE AR CONDICIONADO

Ar Janela

O ar condicionado de janela é o mais tradicional. Construído a partir de uma única peça que junta a função condensadora e evaporadora, esse tipo de ar condicionado tem sua instalação através de um buraco na parede. Em geral é mais indicado para ambientes pequenos e tem um menor consumo de energia, com preço de compra e instalação inferiores aos demais produtos.

Ar Split

Com o significado de “separado” esse modelo de ar condicionado é considerado a evolução do modelo janela. Seu motor e evaporadora formam duas partes separadas. Com um design mais moderno, a evaporadora fica dentro do ambiente e a condensadora é instalada na parte externa do imóvel. Desse modo a produção de ruído é menor e a potência de refrigeração é mais eficaz em comparação ao modelo anterior.

Split Hi-Wall

Esse modelo tem se tornado muito popular sendo o “padrão” entre os demais de ar condicionado split. É instalado na parede, sendo mais silencioso e eficiente. Ideal para quem procura uma climatização silenciosa e rápida com uma manutenção fácil e instalação ágil.

Split Cassete

Com um modelo diferenciado dos outros, esse ar é embutido no teto e pode ser disfarçado pelo gesso ou forro. Conta com até quatro saídas de ar e bomba de dreno em seu interior. Ideal para ambientes de médio porte e que precisam de uma climatização eficiente podendo, assim, trabalhar em conjunto com outros condicionadores de ar.

Ar Duto

Também conhecido como ar dutado ou central é apropriado para ambientes de grande porte e climatização de vários cômodos simultaneamente como shoppings, consultórios e salas comerciais. Gera uma maior economia de energia pois dispensa a instalação de ar condicionado em outros cômodos.

IMPORTÂNCIA DE LIMPAR O AR

A limpeza e manutenção regular de seu aparelho previne problemas técnicos. O acúmulo de poeiras pode obstruir os filtros, turbinas e serpentinas de troca de calor resultando em mal funcionamento.

Além disso, a vida útil do seu ar condicionado também pode aumentar com uma limpeza frequente e profunda que deve ser feita semestralmente ou anualmente por causa do acúmulo de sujidades. Mesmo os aparelhos que não são utilizados precisam de cuidados para evitar o enferrujamento.

Os resquícios de poeira no ar condicionado inibem seu funcionamento completo, forçando mais o compressor para climatizar o ambiente gerando, assim, mais gasto com energia elétrica. O pó acumulado pode ter ácaros, fungos e bactérias, além de outros poluentes que podem resultar em doenças respiratórias, problemas de pele, alergias e dores de cabeça.

COMO LIMPAR O AR CONDICIONADO?

Uma manutenção preventiva com profissional credenciado pode ser essencial na hora de fazer a limpeza de seu aparelho. Ele possui treinamentos, equipamentos e suporte específico para cada modelo de ar condicionado e pode identificar a necessidade da higienização e manutenção da sua máquina.

O ar condicionado também pode ser limpo em casa, e com alguns cuidados você pode mantê-lo sempre higienizado. O ideal é que desligue o aparelho toda vez que for limpá-lo. No caso do filtro é indicado lavá-lo com água corrente e deixá-lo secar naturalmente ou com um pano seco. Já no caso dos filtros de Carvão Ativado e filtros HEPA a indicação de uso de aspirador de pó.

Com profissionais altamente capacitados, a Cadiz disponibiliza no mercado o serviço de limpeza e conservação de condomínios, escritórios e escolas. Conheça um pouco mais sobre esses serviços e outros disponibilizados pela companhia. Entre em contato acessando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *