O que é terceirização de serviços e quais seus benefícios

Cada vez mais praticada, a terceirização de serviços tem sido a escolha do empresariado brasileiro. Com pouco tempo para selecionar funcionários ou cuidar de todos os trâmites da legislação trabalhista, previdenciária e tributária, empregadores têm encontrado na terceirização uma alternativa para facilitar os trâmites de contratação de profissionais já gabaritados para exercerem funções específicas. A terceirização de profissionais também oferece maior flexibilidade, pois prevê a substituição de pessoal em casos de ausências, afastamentos por doença e férias. Além do mais, a terceirização traz especialização e expertise ao trabalho, uma vez que os empregados das empresas terceirizadas são treinados e supervisionados com foco específico para o trabalho que irão realizar. A seguir, vamos descobrir entender melhor o que é terceirização de serviços e quais seus benefícios.

O que é terceirização

A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra empresa para exercer determinados serviços, ao invés de realizar a contratação de empregados por conta própria. Essa relação é conhecida como B2B, ou seja, business to business, de empresa para empresa. Nesse modelo, a empresa contratada é responsável pela execução dos serviços e pelo seu cumprimento. Essa modalidade não pode ser comparada com a locação de mão de obra voltada para o trabalho temporário, pois se refere a outro modelo de contratação, em outro formato jurídico.

Atividades e serviços podem ser terceirizados

Alguns dos serviços mais tradicionais e conhecidos oferecidos pela empresa prestadora de serviços são os de limpeza e segurança, mas em um mercado tão abrangente em prestação de serviços, engana-se quem acha que as opções têm parado por aí. Além da terceirização em limpeza e segurança, há empresas especializadas em entregas (motoboy, motoristas e caminhões), recursos humanos (recrutamento, seleção, retenção e desenvolvimento de pessoal), mas também em áreas específicas como a contratação de profissionais de comunicação, arquitetos, engenheiros e outras funções.

A Cadiz fornece serviços de vigilância, portaria, recepção, limpeza, serviços gerais, repositor, estoquista, entre outros. Todos com pessoal capacitado para a função e supervisão constante.

Vantagens da terceirização para empresas

Em busca de reduzir os custos com a equipe, muitas empresas têm optado pela terceirização de serviços para otimizar despesas mensais e desgastes com empregados. Além dos direitos trabalhistas, a empresa não precisa se preocupar com problemas diversos que podem vir a ocorrer com os empregados, incluindo indenizações e outras situações desconfortáveis.

Entre outras vantagens na terceirização de serviços temos a simplificação da estrutura administrativa, visto que a empresa contratante não precisará se preocupar com obrigações como folha de pagamento dos empregados terceirizados, além da redução de custos com estoques, maior foco na função atribuída e um controle mais eficaz de pessoal.

Como escolher uma empresa prestadora de serviço

Busque por indicações e recomendações antes de fazer a contratação de serviços. Opte por empresas que estejam legalizadas e queira conhecer mais sobre as condições de trabalho do terceirizado. Boas práticas de trabalho, postura ética, remuneração justa e compatível com a função contratada, são alguns indícios positivos de um bom atendimento.

Além disso, recomenda-se sempre solicitar à empresa de terceirização o fornecimento de certidões negativas, referentes encargos e tributos pagos, bem como, referências de clientes e fornecedores, prestação de contas para compreender a composição dos preços cobrados, referências financeiras e se há alguma certificação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *