contato@cadiz.com.br

(11)5562-4495

Home | Blog | Serviços

Compartilhe:

 

Por Cadiz

 

O novo coronavírus alterou profundamente os hábitos das pessoas e a forma como interagem com o meio. Hoje nós vamos conhecer o que mudou na rotina da limpeza predial após a chegada do COVID-19.

 

Tendo na higienização das mãos o principal recurso para prevenção da doença causada pelo SARS-CoV-2, a nova síndrome respiratória provocou uma preocupação redobrada com os padrões de higiene e limpeza de áreas públicas e privadas. Agora, a importância de prevenir o contágio de doenças tem se feito mais presente no dia a dia das pessoas.

 

As equipes de limpeza de condomínios e empresas tem atribuições que a tornam agentes essenciais para manutenção de um ambiente livre de contaminações e doenças. Ao fazer bem seu trabalho, seguindo com rigor uma rotina e cronograma de limpeza, os auxiliares de limpeza e serviços gerais cumprem um importante papel social. Quando contam com o apoio dos condôminos e bons produtos e equipamentos, os benefícios podem ser ainda maiores.

 

Confira a seguir algumas atitudes em limpeza predial que podem fazer toda diferença não somente em tempos de pandemia:

 

Contar com uma equipe bem dimensionada

 

O contrato deve ter a quantidade necessária de profissionais na equipe. Equipes com quantidade inferior ao necessário, sobrecarregam seus componentes e impedem uma limpeza adequada.

 

Com a equipe bem dimensionada, deve ainda haver líderes e supervisores que, além de serem responsáveis pelo acompanhamento dos serviços, garantindo a qualidade e segurança na execução, irão controlar as escalas e prover a substituição de profissionais em caso de faltas ou imprevistos.

 

Os líderes e supervisores também ficam responsáveis pela solicitação de produtos e equipamentos.

 

Uso de equipamentos de proteção individual

 

O uso efetivo dos chamados EPI´s, equipamentos como luvas, botas de solado emborrachado, óculos de proteção, evitam a exposição de pele, olhos e boca a produtos químicos. Assim, previne-se alergias ou irritações, o que garante o bem-estar aos trabalhadores.

 

Uso de produtos de limpeza adequados

 

A listagem dos produtos a serem utilizados deve constar no planejamento de limpeza e considerar todas as áreas do condomínio. Esse recurso assegura a correta seleção e dimensionamento da quantidade de produtos de limpeza a serem utilizados. Importante observar que os fabricantes e respectivos produtos estejam registrados junto à Anvisa, de modo a garantir a eficácia da limpeza e evitar acidentes no manuseio.

 

O dimensionamento e uso adequado de produtos e equipamentos é fundamental para a eficiência da equipe e eficácia da limpeza. Esse deve ser um ponto de atenção na negociação e fechamento do contrato.

 

Oferta de álcool gel 70%

 

Mesmo antes da pandemia alguns condomínios comerciais e residenciais tinham como prática a oferta de álcool gel para condôminos e visitantes. Agora, essa atitude faz-se ainda mais necessária, sobretudo em torno de locais estratégicos como recepção, fechaduras biométricas e elevadores. E aqui vale a ressalva: o álcool gel 70% é o produto mais eficiente para desinfetar as mãos.

 

Respeito ao cronograma de limpeza

 

Cabe ao Supervisor garantir que os funcionários da equipe de limpeza sigam com rigor o cronograma de limpeza predial estabelecido antes do início da prestação dos serviços. É ele quem organizará a rotina de trabalho para que seja eficiente e otimizada.

 

Moradores descerem o próprio lixo

 

Quando o morador destina seu lixo no local adequado a equipe de limpeza ganha mais tempo para cuidar de outras tarefas de zeladoria, inclusive aquelas que merecem atenção redobrada como limpeza de maçanetas, catracas e botões dos elevadores.

 

Muitos condomínios se recusam a implantar essa rotina onde os próprios moradores descem o lixo para uma lixeira no térreo ou subsolo. Quando os próprios moradores descem seu lixo, isso poupa esforços para a equipe e as libera para trabalhos realmente focados na limpeza, aumentando muito, a eficiência e eficácia da limpeza.

 

Respeito aos profissionais da limpeza

 

A equipe de limpeza predial deve ser reconhecida como um aliado não apenas para manter o ambiente limpo e agradável, como também na prevenção de doenças. Assim, é essencial incentivar um tratamento amistoso e cordial a esses trabalhadores tão essenciais para o bem estar social.

 

Como anda a limpeza no seu prédio? Notou diferenças depois do COVID-19?

 

Se precisar, conte com os profissionais altamente capacitados da Cadiz para os serviços de limpeza e conservação de condomínios, escritórios e escolas.

 

    Fale conosco

    Entre em contato através do nosso formulário abaixo ou
    ligue para o número 11 5562-4495 para eventuais dúvidas.
    Estamos à disposição.





    Localização

    Av Dr. Lino de Moraes Leme, 918 | São Paulo/SP

    Copyright© 2024 - GRUPO CADIZ - Todos os direitos reservados