Por Cadiz
O novo coronavírus alterou profundamente os hábitos das pessoas e a forma como interagem com o meio. Hoje nós vamos conhecer o que mudou na rotina da limpeza predial após a chegada do COVID-19.
Tendo na higienização das mãos o principal recurso para prevenção da doença causada pelo SARS-CoV-2, a nova síndrome respiratória provocou uma preocupação redobrada com os padrões de higiene e limpeza de áreas públicas e privadas. Agora, a importância de prevenir o contágio de doenças tem se feito mais presente no dia a dia das pessoas.
As equipes de limpeza de condomínios e empresas tem atribuições que a tornam agentes essenciais para manutenção de um ambiente livre de contaminações e doenças. Ao fazer bem seu trabalho, seguindo com rigor uma rotina e cronograma de limpeza, os auxiliares de limpeza e serviços gerais cumprem um importante papel social. Quando contam com o apoio dos condôminos e bons produtos e equipamentos, os benefícios podem ser ainda maiores.
Confira a seguir algumas atitudes em limpeza predial que podem fazer toda diferença não somente em tempos de pandemia:
O contrato deve ter a quantidade necessária de profissionais na equipe. Equipes com quantidade inferior ao necessário, sobrecarregam seus componentes e impedem uma limpeza adequada.
Com a equipe bem dimensionada, deve ainda haver líderes e supervisores que, além de serem responsáveis pelo acompanhamento dos serviços, garantindo a qualidade e segurança na execução, irão controlar as escalas e prover a substituição de profissionais em caso de faltas ou imprevistos.
Os líderes e supervisores também ficam responsáveis pela solicitação de produtos e equipamentos.
O uso efetivo dos chamados EPI´s, equipamentos como luvas, botas de solado emborrachado, óculos de proteção, evitam a exposição de pele, olhos e boca a produtos químicos. Assim, previne-se alergias ou irritações, o que garante o bem-estar aos trabalhadores.
A listagem dos produtos a serem utilizados deve constar no planejamento de limpeza e considerar todas as áreas do condomínio. Esse recurso assegura a correta seleção e dimensionamento da quantidade de produtos de limpeza a serem utilizados. Importante observar que os fabricantes e respectivos produtos estejam registrados junto à Anvisa, de modo a garantir a eficácia da limpeza e evitar acidentes no manuseio.
O dimensionamento e uso adequado de produtos e equipamentos é fundamental para a eficiência da equipe e eficácia da limpeza. Esse deve ser um ponto de atenção na negociação e fechamento do contrato.
Mesmo antes da pandemia alguns condomínios comerciais e residenciais tinham como prática a oferta de álcool gel para condôminos e visitantes. Agora, essa atitude faz-se ainda mais necessária, sobretudo em torno de locais estratégicos como recepção, fechaduras biométricas e elevadores. E aqui vale a ressalva: o álcool gel 70% é o produto mais eficiente para desinfetar as mãos.
Cabe ao Supervisor garantir que os funcionários da equipe de limpeza sigam com rigor o cronograma de limpeza predial estabelecido antes do início da prestação dos serviços. É ele quem organizará a rotina de trabalho para que seja eficiente e otimizada.
Quando o morador destina seu lixo no local adequado a equipe de limpeza ganha mais tempo para cuidar de outras tarefas de zeladoria, inclusive aquelas que merecem atenção redobrada como limpeza de maçanetas, catracas e botões dos elevadores.
Muitos condomínios se recusam a implantar essa rotina onde os próprios moradores descem o lixo para uma lixeira no térreo ou subsolo. Quando os próprios moradores descem seu lixo, isso poupa esforços para a equipe e as libera para trabalhos realmente focados na limpeza, aumentando muito, a eficiência e eficácia da limpeza.
A equipe de limpeza predial deve ser reconhecida como um aliado não apenas para manter o ambiente limpo e agradável, como também na prevenção de doenças. Assim, é essencial incentivar um tratamento amistoso e cordial a esses trabalhadores tão essenciais para o bem estar social.
Como anda a limpeza no seu prédio? Notou diferenças depois do COVID-19?
Se precisar, conte com os profissionais altamente capacitados da Cadiz para os serviços de limpeza e conservação de condomínios, escritórios e escolas.
Av Dr. Lino de Moraes Leme, 918 | São Paulo/SP
Copyright© 2024 - GRUPO CADIZ - Todos os direitos reservados