Limpeza de tapetes: conheça maneiras de limpar e remover manchas

Manter a limpeza adequada de tapetes e carpetes contribui muito para a prevenção de doenças, principalmente alergias respiratórias. Além disso, favorece sua durabilidade, desde que tomados os cuidados adequados para a limpeza de acordo com o material com o qual ele é feito.

Neste artigo vamos conhecer diferentes maneiras de se realizar a limpeza de tapetes e aprender a remover manchas que podem ofuscar a beleza deste acessório.

Considerados artigos de decoração, tapetes deixam o ambiente mais bonito, agradável e aconchegante. Tais itens necessitam de adequada higienização para prevenção do acúmulo de fungos e bactérias que provocam doenças, principalmente respiratórias. O procedimento deve ter cuidados específicos de acordo com sua composição. É o que veremos a seguir.

Limpeza de tapetes de couro

Tapetes de couro, pele, acetinados, de fibra natural e alguns estampados, não podem ser expostos à água. Portanto, o ideal é que sejam lavados a seco.

Para uma limpeza residencial, pulverizar uma mistura de bicarbonato de sódio com amido de milho, na proporção de 1/1, pode ser uma boa saída. O ideal é deixar a mistura no tapete por um período de 12 horas, por isso, é ideal que o procedimento seja feito a noite para aspiração pela manhã.

A utilização de aspirador de pó deve ser constante. O indicado é fazer movimentos verticais e horizontais, garantindo assim a remoção de qualquer sujeira.

Limpeza de carpetes

O carpete limpo constantemente (no mínimo uma vez por semana) com aspirador.

Ao cair algum líquido este deve ser absorvido imediatamente com um pano seco e limpo ou papel toalha.

Tendo manchas, essas devem ser tiradas com produto específico, a venda em mercados ou lojas especializadas, seguindo as instruções do rótulo da embalagem.

Para retirar odores, uma mistura é água e vinagre é bastante eficiente.

Antes de qualquer procedimento, o carpete deve ser aspirado.

Importante deixar o espaço arejado após realizar a limpeza do carpete de modo que ele seque por inteiro, evitando mofo.

Como limpar tapete de crochê

O indicado para este tapete é uma lavagem manual com água, sabão e secagem à sombra. Caso esteja muito sujo pode-se usar algum tipo de tira manchas, comprado em supermercados ou lojas especializadas (no caso de tapete colorido o tira manchas deve ser sem alvejante ou cloro – testar antes em uma pequena área).

Limpeza de tapete de borracha

Estes são os mais fáceis de limpar. Para os maiores, o indicado é aspirar ou varrer. Para finalizar, um pano molhado em água e detergente neutro é suficiente. Para desinfecção pode ser usada uma mistura de água e água sanitária.

Higienização de tapete felpudo

Após aspirado, esse modelo pode ser higienizado a seco com uma mistura de bicarbonato de sódio e amido de milho na proporção de 1/1, com aspiração antes e depois do procedimento. O ideal é deixar a mistura no tapete por um período de 12 horas, por isso, é ideal que o procedimento seja feito a noite para aspiração pela manhã.

Periodicamente o ideal é que a limpeza seja feita em lavanderia ou por empresa especializada.

Limpeza de tapete sintético

Os tapetes sintéticos feitos de náilon ou poliéster não são difíceis de limpar. É possível lavá-los com água e sabão e depois deixá-los secar em sol intenso para evitar mau cheiro por umidade.

Borrifar vinagre branco para neutralizar odores resultados de microrganismos impregnados após a lavagem pode ser uma medida adicional.

Higienização de tapetes de vinil

Este tipo de tapete não é tão flexível como os de borracha, sendo indicado lavá-lo à mão em água morna ou em temperatura ambiente. Em geral este procedimento é suficiente para retirar qualquer tipo de sujeira.

 

LIMPEZA DE CONDOMÍNIOS

 

Como remover manchas de tapetes

Quanto mais tempo impregnada mais difícil fica a remoção da mancha, por isso, o ideal é que a limpeza seja feita imediatamente. De toda forma, não é impossível removê-la. Confira a seguir como extrair algumas das manchas mais comuns.

Mancha de chiclete

Gelo pode ser bastante eficiente para remoção de chiclete do tapete. Coloque-o sobre a goma para congelá-la e depois quebre-a. Retire os resíduos com álcool.

Mancha de urina

Cachorrinho urinou no tapete do seu condomínio? Para essa mancha também há solução! Use lenços de papel para absorver a urina. Em seguida, aplique limpador de tapetes/carpetes com adição de vinagre. Um neutralizador de odores pode finalizar a limpeza.

Mancha de vinho

Sua visita deixou a taça com vinho cair no tapete? Não se desespere. Lenços de papel podem ser eficientes para absorver a bebida tinta. Em seguida, use limpador de tapetes/carpetes.

Manchas de tinta

Canetas esferográficas podem ser removidas de tapetes com auxílio de um cotonete mergulhado em álcool. Manchas oriundas de canetas hidrográficas à base de água podem ser eliminadas com shampoo para tapetes.

Gostou das dicas? Se você mora em condomínio, como anda a limpeza das áreas comuns? E os tapetes?

Com profissionais altamente capacitados, a Cadiz disponibiliza serviços de limpeza e conservação de condomínios, escritórios e escolas. Entre em contato, conosco, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *