18 Dicas de segurança ao fazer compras

18 OUT, 2017 18 OUT, 2017
Cadiz Cadiz

Ir as compras deve ser um momento de lazer e diversão, porém, a atenção com a segurança deve ser mantida durante todo o tempo. Por isso, vão aqui algumas recomendações simples, que poderão livrá-lo de grandes transtornos, riscos e frustrações.


1 - Mantenha atenção desde o percurso de ida até a volta.
2 - Mantenha sua bolsa e pertences em frente ao corpo. Os homens não devem usar a carteira no bolso de trás da calça. Os celulares também não devem ser deixados no bolso de trás.
3 - Não carregue muitos cartões de crédito.
4 - Leve poucas folhas de cheque, ou não leve nenhuma.
5 - Carregue pouco dinheiro e nunca deixe a mostra.
6 - Cuidado ao digitar a senha do cartão de crédito. Esteja certo que outras pessoas não estão observando e proteja o teclado com a mão ou o próprio corpo.
7 - Pare o veículo em estacionamentos. O valor pode parecer alto, mas se você fizer as contas, verá que é uma porcentagem insignificante em relação ao valor de suas compras.
8 - Tente ir às compras acompanhado, se possível.
9 - Os estacionamentos de shopping centers e supermercados não estão livres de criminosos, muito pelo contrário. Furtos, roubos e sequestros relâmpago são comuns nestes estabelecimentos. Por isso, não pare o carro em vagas escondidas ou em locais escuros. Desconfie se houver pessoas paradas próximo ao seu veículo (a pé ou dentro de outros veículos), não aceite ajuda de estranhos, carregue seu veículo rapidamente. No caso de qualquer suspeita, chame um segurança, peça providências e solicite que ele lhe acompanhe até o seu veículo. Se o risco for iminente, prefira voltar para dentro do shopping e só vá embora quando se sentir seguro.
10 - Tenha a chave do carro em mãos para evitar ter que perder tempo procurando-a no estacionamento.
11 - Se comprar computadores, televisores ou outros eletrodomésticos de alto valor, ou bastante visados pelos bandidos, prefira que a loja faça a entrega em sua casa. É muito comum as pessoas serem abordadas ao sair dos shoppings ou supermercados e terem seus eletrodomésticos roubados.
12 - Se você for a lojas, shoppings ou supermercados que tenham aqueles “cantinhos da criança”, “sala da criança”, espaço da criança”, etc, só deixe seu filho caso esteja totalmente segura quanto administração e responsabilidade do local para com as crianças. Eles devem exigir a apresentação do RG para entrega e retirada da criança. Instrua seu filho a não sair de lá com mais ninguém além de você. A criança deve estar ciente dos riscos e saber que pessoas que lhe ofereçam brinquedos, balas ou doces, podem estar querendo seu mal
13 - Não tire os olhos das crianças nem por um minuto, de preferência, se sair em dias de muito movimento, prefira deixar as crianças em casa com uma pessoa responsável ou na casa de parentes.
14 - Evite locais aglomerados.
15 - Evite carregar muitas sacolas ao mesmo tempo. Coloque uma sacola dentro da outra de forma a parecer um volume menor. Tente ainda ter sempre uma das mãos desocupadas.
16 - Não deixe bolsas, carteiras e sacolas sobre balcões das lojas ou mesas de restaurantes.
17 - Coloque um cartão com seu telefone no bolso das crianças e as instrua a como usá-lo.
18 - Ensine as crianças a quem procurar em caso de emergência. Explique que policiais, seguranças e funcionários de lojas usam uniformes e que estas são as pessoas que elas deverão procurar em caso de emergência.

Lembre-se que alguns shoppings centers chegam a receber mais de 100.000 pessoas em um único dia. A região da 25 de março chega a registrar a presença de 1milhão de pessoas por dia. Logo, se você não estiver atento, torna-se ainda mais alto o risco de você se tornar uma vítima.


Com esses cuidados, você poderá fazer compras tranquilas, não pense nisso como uma preocupação, mas sim, como atenção e a garantia de sua segurança e de sua família.


Escrito por Tatiana Diniz, especialista em segurança, diretora da Cadiz Segurança e Vigilância e Presidente ABSEG – Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança.