Segurança em Condomínios – Com o que devemos nos preocupar?

06 NOV, 2017 06 NOV, 2017

A segurança em condomínios é um sistema complexo que deve compreender a integração entre homens, equipamentos e normas, formando um sistema integrado de segurança.

Segurança do Trabalho

Em relação aos homens, trata-se da equipe responsável pela segurança direta ou indiretamente.

  • Diretamente: temos os vigilantes
  • Indireta: temos os porteiros, que podem ser funcionários do condomínio ou terceirizados

Serviços terceirizados

No caso dos profissionais terceirizados, os mesmos devem vir de uma empresa idônea, que cumpra toda a legislação exigida pelas leis federais e municipais.


Vale lembrar que as empresas de vigilância patrimonial devem, obrigatoriamente, ter um registro no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, seja para trabalhar com vigilantes armados ou desarmados. Sem esse registro a empresa é clandestina, podendo o contratante vir a responder civil e criminalmente no caso de ocorrências.

Segurança Eletronica

Em relação à segurança eletrônica podemos ter os sistemas de controle de acesso (fechaduras por sistema eletroeletrônico, biometria; catracas; portões; cancelas; interfones; entre outros), CFTV, sensores, alarmes, monitoramento interno ou remoto, etc.


As normas são tão importantes quanto os itens anteriores, mas, normalmente, são negligenciadas pelos condomínios. Sem normas bem definidas e aplicadas, os vigilantes e porteiros ficam sem saber como agir e a tecnologia acaba sendo subutilizada ou utilizada incorretamente.

Normas Formalizadas

É importante que o condomínio tenha todas as normas formalizadas, em documento escrito, aprovadas em assembleia e distribuídas a todos os moradores. Deve haver a cobrança constante para sua aplicação, tanto pelos moradores, quanto pelos porteiros e vigilantes, que devem ser penalizados quando as descumprirem.


É nas normas formalizadas que estarão definidas as formas de entrada e saída de moradores pelas portarias e garagem; a forma de autorização de entrada de visitantes e prestadores de serviços; os horários de uso de determinadas áreas; a forma de recebimento e custódia de encomendas e correspondências e todos os demais assuntos que possam influenciar na segurança do condomínio, de seus moradores e de todos os envolvidos.

O Grupo Cadiz está apto a assessorar os condomínios na formatação de todo esse sistema integrado de segurança. Para isso entre em contato através do telefone 11 5562-4495 ou através do e-mail contato@cadiz.com.br.

Escrito por Tatiana Diniz, especialista em segurança, diretora da Cadiz Segurança e Vigilância e Presidente ABSEG – Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança.